Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Agência Virtual
2ª via da fatura
Clique aqui e acesse

Notícias e Eventos

Confira tudo que acontece na CERMOFUL

Após chuvas, Cermoful redobra cuidados com a rede
28/12/2022
Após chuvas, Cermoful redobra cuidados com a rede

Possibilidade de queda de árvores sobre os cabos é minimizada com manutenção preventiva

As fortes chuvas dos últimos dias colocam em estado de atenção as equipes da Cermoful Energia. Além do trabalho preventivo, realizado ao longo de todo o ano, os profissionais da cooperativa estão atentos a eventuais problemas que possam colocar em risco o fornecimento de energia e a segurança do sistema e dos consumidores.
Conforme o presidente da Cermoful, Rudy Recco, além do trabalho prévio, a atenção está redobrada nos últimos dias. “A Cermoful realiza manutenções preventivas em toda a rede, verificando árvores que estão embaixo ou próximo da rede, fazendo a poda”, disse Recco.
Mesmo assim, alguns consumidores insistem em plantar embaixo da rede elétrica ou fazer poda de árvores que estejam perto da rede sem a supervisão da Cermoful, muitas vezes ocasionando quedas em cima da rede de distribuição.
De acordo com o engenheiro eletricista da Cermoful, Adélcio Cavagnoli, pode ocorrer o rompimento dos cabos, ocasionando a falta do fornecimento de energia e provocando acidente com pessoas que estão fazendo a poda. “A orientação é que, sempre que for fazer esse tipo de trabalho, peça apoio da cooperativa”, explicou o engenheiro eletricista da Cermoful, Adélcio Cavagnoli.
Também existem casos em que não necessariamente existe o rompimento dos cabos, mesmo assim, pode haver interrupção no fornecimento energético. “Quando uma árvore encosta na rede ela pode causar um curto circuito chamado fase/terra, que pode ocasionar queda na energia e pode até incendiar a árvore. Com isso, pode romper o cabo, que pode cair em cima de casas, carros, pessoas ou animais, causando graves acidentes. Inclusive, quando tiver algum cabo no chão, é importante avisar a cooperativa imediatamente”, disse Cavagnoli.